Calibração Calibração RBC Qualificação Térmica 11 4433-8122
Conserto e Venda de Instrumentos Manutenção de Balanças Dimensional de Peças (RBC) Acesse o site CEIME.

“A Calibração evita erros nas medidas” :)

No dia 20 de maio se comemora o Dia Mundial da Metrologia. Nesse dia, no ano de 1875, foi assinada a Convenção do Metro (CM), tratado diplomático no qual 17 países decidiram criar uma estrutura para coordenar e uniformizar as medições nos países participantes visando a dar suporte e facilitar o comércio internacional, que na época passava por um processo de globalização.

Mas como surgiu a Metrologia?

A Metrologia (palavra de origem grega – metron: medida e logos: ciência) é definida pelo Vocabulário de Termos Fundamentais e Gerais de Metrologia (conhecido como VIM), como sendo a “Ciência da medição que abrange todos os processos teóricos e práticos relativos às medições, qualquer que seja a incerteza, em quaisquer campos da ciência ou da tecnologia” (INMETRO, 2000).  Um dos aspectos importantes relacionados à Metrologia é a codificação dos conhecimentos relativos às medições e unidades de medida.

Na Antiguidade era muito comum às trocas e o comércio entre os povos. Essas práticas fizeram com que fossem criadas unidades de medida para as mercadorias, isso trouxe como consequência o aparecimento de uma grande diversidade de unidades de medida e suas denominações entre uma e outra região, os valores dessas unidades também variavam de uma região para a outra. Quando o homem conseguiu dominar o fogo e domesticar seu primeiro animal, ele passou a obter seu progresso através da fundamentação das medidas. Esse progresso ao longo da história está relacionado ao seu progresso na ciência da medição.  O homem percebeu que para a sua medição fazer sentido, ela deveria estar de acordo com as medições executadas pelos outros homens. A partir desse momento, houve um acordo universal de unidades de medida. Esse acordo trouxe a necessidade de se adotar padrões, dos quais todos os homens derivariam suas unidades de medida. A solução desse problema não foi tão fácil de ser encontrada. Através da história têm ocorrido confusões porque os padrões adotados têm sido modificados ou destruídos.

E no Brasil?

No que se refere às unidades de medida adotadas durante o período colonial, a vara, a canada e o almude constituíam as medidas de uso mais comum, mesmo que seu valor variasse de região para região. Os produtos que eram importados traziam consigo suas próprias medidas e quanto mais geograficamente restrita uma atividade econômica, mais específico era o sistema de medida utilizado. Dentro desse contexto, conhecido como babel de medidas, é de pouca utilidade à busca de coerência ou a equivalência precisa. Mesmo assim, na experiência colonial, dois aspectos referentes aos padrões de pesos e medidas merecem destaque. Um deles se refere ao envolvimento da administração municipal com a fiscalização dos instrumentos usados nas transações comerciais. O outro diz respeito à diversificação dos ofícios metrológicos, ditada pela expansão do controle da Coroa sobre várias atividades econômicas.

Desse modo, a primeira menção expressa à atividade metrológica, em documentos coloniais, refere-se precisamente à fiscalização do funcionamento dos mercados locais. Como em Portugal, o funcionário da colônia mais diretamente ligado com a fiscalização de pesos e medidas era o ‘’almotacé’’,eram eleitos em número de dois mensalmente  pela Câmara Municipal,podendo ser considerados os primeiros Metrologistas.Eles tinham como função básica manter o bom  funcionamento dos mercados e do abastecimento de gêneros, além de fiscalizar obras e manter a cidade limpa. Como parte das atribuições dos almotacés, incluía-se verificar mensalmente, juntamente com o escrivão da almotaçaria, os pesos e medidas.

E através dos “almotacés’’, como já dito antes os primeiros Metrologistas do Brasil, desejamos um feliz dia Mundial da Metrologia.

” A calibração garante uma boa medição.”     ;)

Uma resposta a Calibração CEIME – DIA MUNDIAL DA METROLOGIA 20 DE MAIO