Calibração Calibração RBC Qualificação Térmica 11 4433-8122
Conserto e Venda de Instrumentos Manutenção de Balanças Dimensional de Peças (RBC) Acesse o site CEIME.

 “A Calibração evita erros nas medidas” :)

O jogo atual de tênis originou-se no século XIX, na Inglaterra. Porém, muitos historiadores acreditam que a origem do esporte data o século XII, na França, contudo usava-se a mão para bater na bola. No final do século XVI começou-se a usar raquetes para bater na bola e o jogo passou a ser chamado de “tênis”, do francês antigo Tenez, que pode ser traduzido como “segure” ou “receba”. O jogo era popular na França e na Inglaterra, onde era praticado em locais cobertos, onde a bola não batesse em uma parede. Mais tarde, o jogo seria chamado se “tênis real”.

A QUADRA:  A quadra deve ser um retângulo de 23,77 m de comprimento por 8,23 m de largura, para os jogos de simples. Para os jogos de duplas e quadra deve medir 10,97m de largura.Deve ser dividida ao meio por uma rede suspensa através de uma corda ou cabo metálico, e ser suspensa por dois postes numa altura de 1,07m. A rede deve estar completamente estendida de modo que não haja espaço entre os dois postes da rede e ter uma malha suficientemente pequena para que a bola não passe através dela. A altura da rede no centro da mesma deve ser de 0,914m, a qual deve estar presa no centro por uma faixa. Uma banda deve tapar a corda metálica ou o cabo do topo da rede. A faixa e a banda da rede devem ser completamente da cor branca.

• O diâmetro máximo da corda ou cabo de metal é de 0,8cm.

• A largura máxima da faixa central deve ser de 5 cm.

• A faixa da rede deve ter entre 5 cm e 6,35 cm para cada lado.

Para os jogos de duplas, os centros dos postes da rede devem estar a 0,914 m fora da quadra de dupla de cada lado. Para os jogos de simples, se a rede de simples é usada, os centros dos postes da rede devem estar a 0,914 m fora da quadra de simples de cada lado. Se uma rede de duplas é usada, então a rede deve ser erguida por dois postes de simples, cada um com uma altura de 1,07 m , o qual os centros devem estar a 0,914 m da quadra de simples de cada lado. • Os postes da rede não podem ter mais que 15 cm de diâmetro. • Os postes de simples não podem ter mais que 7,5 cm de diâmetro. • Os postes da rede e os postes de simples não podem ter mais que 2,5 cm acima do topo da rede. As linhas no final da quadra são chamadas de linhas de base e as linhas nas laterais da quadra são chamadas de linhas  laterais.

Duas linhas devem ser estendidas entre as linhas laterais da quadra, medindo 6,40 m de cada lado da rede paralelas com a rede. Estas linhas são chamadas de linha de serviço. Em cada lado da rede, as áreas entre a linha de serviço e a rede são divididas em duas partes iguais, que são as áreas de serviço, divididas por uma linha central. A linha central deve estar estendida paralelamente com as linhas laterais da quadra de simples e estar no meio delas. Cada linha de base deve ser dividida ao meio por uma marca central de 10 cm de comprimento, a qual deve ser estendida dentro da quadra paralela com as linhas laterais da quadra. A linha de centro e a marca central devem ter 5 cm de largura. As outras linhas da quadra podem ter entre 2,5 cm e 5 cm de largura, exceto as linhas de base, que podem ter até 10 cm. Todas as medidas da quadra devem ser feitas de fora das linhas e todas as linhas da quadra devem ser da mesma cor, claramente contrastando com a cor da quadra.

A BOLA:

a) A bola deve ter uma superfície externa composta por tecido uniforme e deve ser de cor branca ou amarela. Se houver qualquer emenda, deve ser sem costura.

b) A bola deve estar em conformidade com esses requerimentos e deve ter um peso maior que 56,0 gramas e menor que 59,4 gramas.

c) Mais de um tipo de bola esta especificado. Cada bola deve ter quicar mais de 134,62cm e menos de 147,32cm quando lançada de uma altura 254 cm sobre uma superfície plana e rígida (ex.: concreto).

Bola Tipo 1 (velocidade rápida) deve ter uma deformação maior que 0,495cm e menor que 0,597cm e uma “deformação de retorno” maior que 0,673cm e menor que 0,914cm, sob um peso de 8,165kg.

Bola Tipo 2 (velocidade media) e Tipo 3 (velocidade lenta) devem ter uma deformação maior 0,559cm e menor que 0,737cm e uma “deformação de retorno” maior que 0,800cm e menor que 1,080cm sob um peso de 8,165kg.

d) Para jogos acima de 1.219m de altitude acima do nível do mar, dois tipos adicionais de bolas podem ser usadas.

i. O primeiro tipo e’ idêntico a Bola Tipo 2 (velocidade media) como definido acima, exceto que a bola deve quicar mais de 121,92cm e menos que 134,62cm a deve uma pressão interna maior que a pressão externa. Esse tipo de bola e’ conhecida como “bola pressurizada”.

ii. O segundo tipo é idêntico a Bola Tipo 2 (velocidade media) como definido acima, exceto que a bola deve ter uma pressão interna que seja aproximadamente igual a pressão externa e deve ser aclimatizada por 60 dias ou mais na mesma altitude de um torneio especifico. Esse tipo de bola e’ conhecido como “bola sem pressão”. O terceiro tipo de bola que e’ recomendado para uso em qualquer tipo de superfície acima de 1.219m de altitude é a Bola Tipo 3 (velocidade lenta), como definida acima. e) Todos os testes para pulo, tamanho e deformação devem ser feitos de acordo com a regulamentação definida pela ITF.

A RAQUETE: 

a) A superfície de contato de uma raquete deve ser plana e consiste de um padrão de cordas cruzadas ligadas a um aro e alternadamente entrelaçadas onde cruzam. O padrão de encordoamento deve ser geralmente uniforme e, em particular, não menos denso no centro do que em qualquer outra área. A raquete deve ser desenhada e encordoada de forma que as características de jogo sejam idênticas em ambos os lados. As cordas devem estar livres de quaisquer objetos fixados ou projetados que não sejam utilizados única e especificamente para limitar ou prevenir desgaste ou vibração. Esses objetos devem ser razoáveis em tamanho e colocação para esses fins.

b) O aro da raquete nos deve exceder 73,66cm em comprimento total, incluindo o cabo. O aro da raquete não deve exceder 31.75cm em largura total. A área de contato não deve exceder 39.37cm em comprimento total e 29,21cm em largura.

c) O aro, incluindo o cabo, deve estar livre de objetos agregados e dispositivos outros que não aqueles utilizados única e exclusivamente para limitar ou prevenir desgaste ou vibração, ou distribuir peso. Quaisquer desses objetos devem ser razoáveis em tamanho e colocação de acordo com esses fins.

d) O aro, incluindo o cabo, e a área encordoada, deve estar livre de que qualquer objeto que torne possível mudar materialmente o formato da raquete, ou mudar a distribuição do peso na direção do eixo longitudinal da raquete ou que deliberadamente mude qualquer propriedade física da raquete que possa afetar o desempenho da raquete durante a disputa de um ponto. Nenhuma fonte de energia que de qualquer maneira mude ou afete as características de jogo de uma raquete deve ser construída ou anexada a uma raquete.

” A calibração garante uma boa medição.”     (;

2 respostas a Calibração CEIME – METROLOGIA NAS OLIMPÍADAS: TÊNIS

  • Rogério Pallota disse:

    Boa noite,quais são as opções de piso para a quadra de tenis?

  • Marcelo Rachid disse:

    Boa tarde Rogério Pallota, as opções para piso das quadras de tênis, são as seguintes:

    SAIBRO: A principal característica técnica deste piso é que ao quicar da bolinha no chão, a mesma perde muita velocidade mas acaba ganhando em efeito, o que consequentemente acaba tornando o jogo mais lento

    SINTÉTICO: Quadra de surpeficíe dura, onde a bolinha obtém uma velocidade muito alta. Boa para quem tem bons reflexos e uma boa capacidade de deslocamento. Técnicamente é a quadra que oferece maior leque de possibilidades técnicas.

    CARPETE: Quadra de superfície muito veloz, onde o quique da bolinha vem em uma altura muito maior que as outras e de ritmo de jogo é bem veloz. Em grande maioria possuí um leve sistema de amortecimento de impacto devido a diversas camadas internas durante a construção.

    GRAMA: Superfície muito irregular, é constituída de uma espécie de relva que não ultrapassa os 8mm. Devido ao fato de proporcionar menor resistência ao quique da bolinha, a mesma não perde velocidade e vai sempre em uma altura muito baixa da linha de devolução, e que além disso dependendo do quique a direção pode ser mudada drásticamente ,o que proporciona um jogo muito veloz.

    Espero ter ajudado Rogério. :D