Calibração Calibração RBC Qualificação Térmica 11 4433-8122
Conserto e Venda de Instrumentos Manutenção de Balanças Dimensional de Peças (RBC) Acesse o site CEIME.

No meio de uma festa, quando bate aquele aperto, não é justo encontrar uma descarga com problema. Por isso, atenção, consumidor, o Inmetro foi conferir se elas estão funcionando direitinho.

Válvula, cordinha, botão na parede. Tem descarga de todo tipo. E o teste deste domingo (2) é justamente esse: o das descargas sanitárias. É o tal negócio: a gente só pensa em descarga quando ela dá problema.

“Nós fizemos a análise do sistema de descarga e nossa intenção é criar uma espécie de selo de desempenho desses produtos”, explica o diretor do Inmetro, Alfredo Lobo.

Foram testadas 13 marcas de três modelos diferentes: as de válvula, aquelas que ficam embutidas e você aperta o botãozinho na parede (Docol, Fabrimar, Lorenzetti e Hydra); as que vêm com a caixa de descarga acoplada no vaso (Celite, Deca, Hervy, Icasa e Luzarte); e as de caixa não acoplada, que são vendidas separadamente, às vezes aparecem mais no alto, com a cordinha para puxar (Astra, Duda, Esaf e Tigre).

Fantástico - descargas (Foto: fantástico)Das 13 marcas avaliadas, cinco foram reprovadas

O Fantástico está de olho no desperdício das descargas. As descargas de caixa não acopladas, aquelas separadas do vaso, devem trazer essa informação escrita em lugar visível e que não saia com o uso. Nesse quesito, duas marcas foram reprovadas: Duda e Esaf. Essas mesmas marcas também apresentaram problemas na reposição do fecho hídrico – aquela água que fica no vaso depois da descarga e que evita que o cheiro de esgoto se espalhe pelo banheiro, além de diminuir o contato com germes e bactérias. A Esaf ainda foi reprovada em mais um quesito: a caixa enchia demais depois de utilizada.

Entre as marcas de caixa acoplada, a Luzarte foi reprovada por não fornecer instruções para manutenção da descarga.

Duas descargas, a Icasa e a Luzarte, foram reprovadas no desempenho por gastar água demais.

No teste de transporte de sólidos, para saber se a descarga é capaz de fazer o ‘número dois’ descer, a Henry deixou a desejar e foi reprovada.

O resultado final foi o de cinco marcas reprovadas: as descargas de caixa não acoplada Duda e Esaf; e as de caixa acoplada, Hervy, Icasa e Luzarte.

Em resposta, o fabricante da marca Duda disse que vai se adequar às normas. O fabricante da marca Hervy informou que não fabrica mais o modelo analisado. A Luzarte disse que passou a mandar manual de instruções para os consumidores, e prometeu fazer os ajustes necessários para acabar com o desperdício de água. Os fabricantes das marcas Icasa e Esaf não quiseram se manifestar.

Fantástico – Inmetro testa o funcionamento de 13 marcas de descargas sanitárias.

Os comentários estão encerrados.