Calibração Calibração RBC Qualificação Térmica 11 4433-8122
Conserto e Venda de Instrumentos Manutenção de Balanças Dimensional de Peças (RBC) Acesse o site CEIME.
As luzes decorativas podem causar incêndios nos ambientes
Pisca-Pisca pode causar incêndio (Fotos: Portal Infonet)

“As luzes que enfeitam a decoração natalina embelezam, mas requer cuidados”, alerta o Capitão do Corpo de Bombeiros Carlos Alves. Segundo o capitão muitos acidentes ocorrem por causa das microlâmpadas que são adquiridas de forma indiscriminada. De acordo com o capitão, as velas são também uma das maiores causadoras de focos de incêndio no período natalino.

No Centro da capital é possível ver os objetos sendo vendidos na calçada e em loja artigos de presentes. A procura pelo pisca-pisca neste período aumenta por conta da decoração natalina para casas, prédios e demais ambientes. A gerente de uma loja especializada em artigos para o lar e decoração, Enilra Silva, conta que a procura cresceu e já são poucas as caixas no estoque. “A procura aumentou muito e agora temos pouco para ofertar”, diz.

Capitão Alves explica que tanto a instalação inadequada quanto a compra do produto sem certificação de qualidade são perigosas. “O problema é que muito consumidor não se preocupa se o há selo de qualidade no produto e sai comprando, muitos não lêem a embalagem”, diz.

Aline Almeida “Tomarei cuidado”

Cuidados

As orientações dadas pelo capitão vão desde a parte de instalação até os cuidados com o selo de qualidade do produto. Ele alerta que é preciso que o local possua uma instalação elétrica adequada para o pisca-pisca. Segundo ele muitas residências têm instalações antigas e com sobrecarga ocorrem os incêndios. “A demanda de eletricidade aumenta, já que as pessoas utilizam no benjamim vários aparelhos e isso causa sobrecarga. As ligações elétricas precisam estar bem arrumadas para evitar curto circuito, já que os fios passam um por dentro do outro. A árvore geralmente está na sala onde tem material inflamável como os sofás, por exemplo”, lembra.

Empolga, Aline Almeida comprou três caixas de pisca-pisca para decorar a árvore de natal. Ela confessa que não está atenta ao selo de qualidade, mas garante que tomará os cuidados para evitar acidente. “Eu não reparei se há selo do Inmetro, mas tomarei cuidado e ele não ficará ligado o tempo todo, somente na noite de natal”, diz.

Velas

Carlos Alves “Velas também causam incêndio” 

As velas é também uma das responsáveis pelos casos de incêndio neste período. O motivo é que são usados em presépios. “Neste período aumentam as ocorrências e a maior causadora é a vela. São utilizadas nos presépios que muitas vezes são instalados perto de cortinas. A gente tem observado um número expressivo nos causos de incêndio causados por velas. Nossa orientação é que os presépios devem ser colocados em local separado por causa dos materiais inflamáveis. O melhor mesmo é utilizar luminárias”, destaca.

Inmetro

De acordo com o gerente executivo de Metrologia e Qualidade do Instituto Tecnológico e de Pesquisa de Sergipe (ITPS), Miguel Ângelo, a maioria desses objetos não têm indicação em português. Não oferece a voltagem, o que pode ocasionar problemas como incêndios nas residências. “O consumidor deve ficar alerta com pisca-pisca, tem que ficar atento à resistência. Além disso, observar se tem a certificação do Inmetro e se as instruções de uso estão em português. As informações do fabricante também devem constar na embalagem do produto, está é uma forma de rastrear e prevenir”, orienta.

Por Eliene Andrade

Infonet – Cidade – noticias – CB alerta para os perigos com os pisca-piscas e velas.

Os comentários estão encerrados.