Calibração Calibração RBC Qualificação Térmica 11 4433-8122
Conserto e Venda de Instrumentos Manutenção de Balanças Dimensional de Peças (RBC) Acesse o site CEIME.
O Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi) fecha 2013 com saldo de mais de 10 mil produtos com irregularidades apreendidos pelo Estado. As principais infrações, de acordo com o diretor do órgão, Messias Júnior, é a falta de certificação adequada e quantidades de produtos em desconformidade com o anunciado em embalagens.
“O selo de certificação garante o padrão de segurança do produto. Brinquedos, por exemplo, devem ter instruções em português. Nesse ano, conseguimos aumentar a fiscalização. Rodamos os 224 municípios do Estado pelo menos duas vezes neste ano”, explica o gestor.
Além de brinquedos, uma das principais preocupações da instituição diz respeito com a venda de mangueiras de gás. O uso de material inadequado pode provocar incêndios. O padrão aceito de tamanha varia de 80 centímetros a 1,05 metro.
“No Brasil, houve crescimento de 6% nas fiscalizações. O mesmo índice foi de 3% para a região Nordeste, mas o Piauí conseguiu aumentar em 11% suas fiscalizações. Os produtos apreendidos, que não estão prontos para uso ou consumo, serão incinerados. Os que podem ser usados, como alimentos, vão ser doados”, revela Messias Júnior.
A grande maioria das apreensões foi realizada no comércio de Teresina e pelo interior do Estado. Foram ursos de pelúcia, chupetas, massas sem o padrão ideal. Também foi percebido no Piauí o uso de selos falsificados do Inmetro.
“Qualquer denúncia de irregularidade pode ser feita através da nossa Ouvidoria, pelo número 0800-281-1411. Imediatamente será feita ação investigatória. Foi através da Ouvidoria que constatamos que botijões de gás estavam sendo vendido com 32% abaixo do peso ideal”, conta o diretor do Imepi.
Do início do ano até a primeira quinzena de dezembro foi apreendida, e doada, uma tonelada e meia de alimentos que estavam em desconformidade de peso com a embalagem. Os produtos, no entanto, mantinham qualidade para consumo.

 

Jornal Cidade Verde – CidadeVerde.com ::.

Os comentários estão encerrados.