Calibração Calibração RBC Qualificação Térmica 11 4433-8122
Conserto e Venda de Instrumentos Manutenção de Balanças Dimensional de Peças (RBC) Acesse o site CEIME.

Nos estabelecimentos, indicação quantitativa de produtos foi analisada.Bisnaguinha e biscoito de polvilho apresentaram erro em 2 panificadoras.

Terminou às 14h desta terça-feira (11), a Operação “Padoca Legal”, realizada pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem), nas cidades de RanchariaPresidente Prudente e Presidente Venceslau. De acordo com o órgão, desde segunda-feira (10), 16 estabelecimentos foram fiscalizados e oito deles, autuados por informar o peso errado do produto ou por não apresentar a indicação quantitativa na embalagem.

De acordo com o delegado regional do Ipem, Thirso Aparecido Marconi, nos estabelecimentos 19 produtos, como suspiro, massa de pizza, panetone e pão doce foram analisados. “A bisnaguinha e o biscoito de polvilho foram as mercadorias que mais apresentaram erros na medição”, afirma.

Segundo ele, nas padarias autuadas o problema encontrado causa prejuízo ao consumidor. “Em muitas delas, o peso informado na embalagem estava errado. Esses produtos já estão pesados e o comprador perde o direito de escolher a quantia que deseja. Em alguns lugares, a quantia indicada na embalagem era maior que o produto em si”, diz.

No entanto, o delegado regional afirma que as irregularidades acontecem devido à falta de informação dos empresários. “Nosso trabalho de divulgação é constante. Distribuímos cartilhas específicas para este tipo de comércio, mesmo assim, realizamos essas operações de fiscalização para evitar prejuízos tanto para o comerciante, quanto para o consumidor”.

Conforme Marconi, os estabelecimentos autuados terão dez dias para apresentar a defesa. “A superintendência analisará os casos. Se for confirmada a irregularidade, o valor da multa para produtos pré-medidos pode variar de R$ 640 até R$ 30 mil”.

G1 – Oito padarias são autuadas pelo Ipem na região de Presidente Prudente – notícias em Presidente Prudente e Região.

Os comentários estão encerrados.