Calibração Calibração RBC Qualificação Térmica 11 4433-8122
Conserto e Venda de Instrumentos Manutenção de Balanças Dimensional de Peças (RBC) Acesse o site CEIME.

É comum nos meses mais radicais, muito quentes ou muito frios, ouvirmos a expressão “sensação térmica”.  Muitas pessoas não sabem o que é essa tal sensação térmica, outras se perguntam “como eles conseguem medir essa sensação?”. Pois com um pouco de pesquisa, conseguimos achar a resposta pra vocês.

Vamos começar explicando a diferença entre temperatura e sensação térmica:

  • Temperatura: é um parâmetro físico (uma função de estado) descritivo de um sistema que vulgarmente se associa às noções de frio e calor, bem como às transferências de energia térmica.
  • Sensação Térmica: (ou a temperatura aparente) é uma indicação da percepção da temperatura do ar, que pode ser diferente da temperatura real devido a fatores climáticos que afetam a transferência de calor entre o corpo e o ar, como a humidade, densidade e a velocidade do vento (a 1,5m de altura a partir do solo, considerado a altura média de um rosto humano).

Ou seja, temperatura é aquele número que aparece no termómetro. Já a sensação térmica depende de outros fatores como a humidade, a densidade e o principal de todos a velocidade do vento.

Geralmente os valores de sensação térmica são tabelados para velocidades comuns do vento, porém, existe uma fórmula empírica para calcular esses valores: 

ST= 33 + (10√+ 10,45 - v) .  (- 33) / 22  sendo:

ST sendo: sensação térmica

v sendo: velocidade do vento em quilômetros por hora

T sendo: temperatura em graus Celsius

 Então, se você está em um cidade que a temperatura é 5 ºC e a velocidade do vento é de 40 km/h, a sensação térmica será de aproximadamente -9,5 ºC.

Mas é claro, que não vamos andar com essa fórmula no bolso para saber a sensação térmica a cada dez minutos, mas agora sabemos que quando a sensação térmica for citada em algum jornal, ou em alguma conversa de ponto de ônibus ela é real, e pode ser medida, mesmo tendo um nome que levá a crer o contrário.

Fonte: http://www.sofisica.com.br/conteudos/curiosidades/sensacaotermica.php , http://www.outorga.com.br/pdf/Artigo%20316%20-%20Temperatura%20e%20Sensa%C3%A7%C3%A3o%20T%C3%A9rmica.pdf e http://interferenciafisica.blogspot.com.br/2010/03/calor-temperatura-e-sensacao-termica.html .

 

Os comentários estão encerrados.