Calibração Calibração RBC Qualificação Térmica 11 4433-8122
Conserto e Venda de Instrumentos Manutenção de Balanças Dimensional de Peças (RBC) Acesse o site CEIME.

“A Calibração evita erros nas medidas”   :mrgreen:

Em adição aos itens anteriores, para facilitar a interpretação, os certificados de calibração podem incluir quando necessário o seguinte:

-  Condições (por exemplo ambientais) sob as quais as calibrações foram feitas, que tenham influência sobre os resultados da medição;

1

 

 

 

 

- A incerteza de medição e ou uma declaração de conformidade com uma especificação metrológica identificada ou seção desta;

2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Evidência de que as medições são rastreáveis.

3

O certificado de calibração deve se referir somente a grandezas e a resultados de ensaios funcionais. Se for feita uma declaração de conformidade com uma especificação, ela deve identificar quais as seções da especificação que são ou não atendidas.

Quando for feita uma declaração de conformidade a uma especificação, omitindo-se os resultados da medição e as incertezas associadas, o laboratório deve registrar esses resultados e mantê-los para uma possível futura referência. Quando forem feitas declarações de conformidade, a incerteza de medição deve ser considerada.

4

Quando um instrumento para calibração for ajustado ou reparado, devem ser relatados os resultados das calibrações realizadas antes e depois do ajuste ou reparo, se disponíveis.

5

 

 

 

 

Um certificado de calibração (ou etiqueta de calibração) não deve conter qualquer recomendação sobre o intervalo de calibração, exceto se acordado com o cliente. Este requisito pode ser cancelado por recomendações legais.

76

Informações adicionais poderão constar no certificado, desde que sigam as recomendações da ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005.

O importante é  que o certificado de calibração seja apresentado de modo claro e contenha dados suficientes para que se possa fazer uma interpretação dos resultados de modo simples e também assegure a visualização da rastreabilidade das medições.

” A calibração garante uma boa medição.”  

 

Os comentários estão encerrados.