Calibração Calibração RBC Qualificação Térmica 11 4433-8122
Conserto e Venda de Instrumentos Manutenção de Balanças Dimensional de Peças (RBC) Acesse o site CEIME.
O objetivo da prova de saltos é cumprir um percurso determinado, transpondo todos os obstáculos sem penalidades (derrube, refugo, defesa, laço, desvio, queda do cavaleiro ou do conjunto), no menor tempo possível ou somar o maior número de pontos dependendo do tipo de competição. Na prova de salto é testado às habilidades de cavalos e cavaleiros.OBSTÁCULOS: Os obstáculos não poderão ser fixos, para isso são apoiados em ganchos com larguras de 18 a 30 mm, curvos ou retos para os mais pesados e se desprenderão caso o cavalo não consiga transpô-los. Normalmente, os obstáculos possuem 4m de largura, porém, em algumas formações ou devido às dimensões de pista, a sua largura poderá ser menor. Seguem alguns tipos mais conhecidos:
Varas – Geralmente arredondadas em forma de cilindro com diâmetro de 10 cm podendo variar a mais ou a menos, feitas de madeira torneada, montada com encaixe ou utilizando toras de eucalipto, podem ser pintadas ou não.
  Testeiras – Geralmente retangulares com alturas que variam de 10 a 30 cm habitualmente, feitas de tábuas de madeira pintadas ou não, tendo altura reduzida nas extremidades para ser apoiadas nos ganchos dos “paraflancos”.
  Muros – São blocos tipo caixas de madeira montados na altura e extensão desejada.
Painéis – Possuem formato retangular, sem frestas variando em sua altura normalmente acima de 40 cm, são similares as testeiras, porém com maiores dimensões, podem ser apoiadas no suporte (paraflancos) ou apoiadas no chão.
  Cancelas - São painéis vazados, geralmente imitando cercas que são sustentados pelos “paraflancos” ··.
Sebes – São caixas de madeira vazadas e anguladas, que podem conter enfeites como flores ou plantas, muito utilizadas na parte inferior dos obstáculos e faz parte do obstáculo rio.
  Rio ou fosso e buraco – São obstáculos compostos de água, tipo um lago, de forma retangular, podem ser construídos em alvenaria (fixo) ou móveis, feitos de lonas plásticas ou vinil. No caso do rio, como é um obstáculo para salto em extensão (acima de 2,50m), é colocado uma sebe demarcação na frente, com altura entre 40 e 50 cm, determinando até onde o cavalo pode se aproximar sem que caia dentro dele e no término é colocada uma ripa ou cinta de 6 a 8 cm de largura e um cm de espessura, demarcando aonde o cavalo tem que pisar após o salto, se pisar antes ou na própria faixa é considerado falta, punido com quatro (quatro) pontos. No buraco, a área da lâmina d’água é bem inferior, geralmente não passa de 1m de extensão. São utilizados para ficar embaixo das verticais, oxers ou paralelas.

 

 

CONHECENDO ALGUNS TIPOS DE OBSTÁCULOS QUANTO AO TIPO DE ARMAÇÃO:
  Vertical ou Estacionata – pode ser formada com varas, testeiras, cancelas, painéis, muro ou mista, misturando, por exemplo, varas e testeiras. Estes tipos de obstáculos são armados na posição vertical utilizando-se somente dois paraflancos, num ângulo de 90º com relação ao solo.
  Oxer – A variedade de formação são as mesmas das verticais, o que muda é a montagem. No caso do oxer, são utilizado dois (dois) pares de “paraflancos”, sendo que a altura colocada nos suportes da frente, deverão ser inferiores aos de trás. Ex.: Na frente coloca-se uma altura de 1m e nos suportes de trás uma altura de 1,20m, a largura entre eles variam conforme a categoria. Obs.: Nos suportes do par de paraflancos” que vem atrás, que chamamos de saída, são utilizados somente varas e testeiras a fim de proteger os animais. Nota: Existe uma variação de oxer, conhecido como “bêbado” onde, no primeiro par de “paraflancos”, as varas são colocadas de um lado com altura superior ao regulamento e de outro inferior, sendo que, no meio estará à altura correta, no segundo par de “paraflancos”, as varas são montadas no sentido inverso do primeiro par.
  Paralela – Similar ao oxer, o que muda é na altura, na formação paralela a altura colocada nos dois (dois) pares de “paraflancos” são iguais.
  Tríplice – São utilizados somente varas e testeiras, em alguns casos, no primeiro par de “paraflancos” poderão conter sebes, painéis ou cancelas. No caso da tríplice, são utilizado três (pares) pares de paraflancos”, sendo que a altura colocada nos suportes da frente, deverão ser inferiores aos colocados no meio que por sua vez deverão ser mais baixos que o último par em formação, respeitando um ângulo de inclinação normalmente entre 45 e 60 graus, similar a uma rampa. Nota: Na tríplice, pode haver uma variação conhecido como “bangalô” onde o 1º e o 3º par de “paraflancos” são colocados na mesma altura e somente o do meio fica mais alto. Existe uma formação de obstáculo que mistura a vertical e a tríplice conhecido como “leque” devido a sua montagem, neste caso são colocados três unidades de paraflancos” de um lado e somente um “paraflanco” do outro, portanto num canto ele forma uma vertical e do outro uma tríplice.
   

 

Obstáculos combinados (duplos e triplos) – São montados em linha com distância entre 7m e 12m de distância entre eles, esta distância é medida sempre entre o último par de “paraflancos” do 1º salto até o primeiro par de “paraflancos” do obstáculo subsequente. Os duplos e triplos podem ter um (um) ou dois (dois) lances de galope, ou seja, após o 1º salto o cavalo toca ao solo e segue em direção ao próximo tocando mais um (uma) vez ao solo antes de saltar novamente, neste caso seria um lance de galope ou um “galão” termo também usado no meio equestre, nas distâncias acima de 8m, se faz necessários dois lances de galope, ou seja, após o 1º salto o cavalo toca ao solo e segue em direção ao próximo tocando mais dois (duas) vez ao solo antes de saltar novamente. No triplo, pode ser armado com o número de lances iguais ou diferentes. Ex.: dois lances de galope do 1º para o 2º salto e um lance de galope do 2º para o terceiro salto. Nota: Os três obstáculos do triplo recebem a mesma numeração precedido da letra A para o 1º salto, B para o 2º e C para o 3º obstáculo. No duplo as letras são A e B. Ex.: obstáculo 9A e 9B.

Linhas – São obstáculos que podem ser montados com o mesmo alinhamento ou com pequenos ângulos de alinhamento chamado de “linha quebrada”. É chamado de linha quando a montagem destina-se a três (três) lances de galope ou mais, a medida padrão é de 15m para se efetuar três lances, esta distância é medida sempre entre o último par de “paraflancos” do 1º salto até o primeiro par de “paraflancos” do obstáculo subsequente. Para quatro lances a medida sobe para 18m e a cada 3m acrescenta-se um lance de galope.

” A calibração garante uma boa medição.”     (;

3 respostas a Calibração CEIME – METROLOGIA NAS OLIMPÍADAS: HIPISMO