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As cadeirinhas para o transporte de bebês e crianças disponíveis no mercado brasileiro ainda estão longe de oferecer segurança ideal aos pequenos e tranquilidade aos pais. É o que foi constatado nos testes realizados pela Proteste em parceria com o Global NCAP (órgão que coordena as associações de avaliação de segurança de carros novos em todo o mundo), apresentados na manhã de hoje (26), em São Paulo.

Segundo a entidade, entre as 16 marcas de cadeirinhas e bebês-conforto avaliadas, a que teve o pior desempenho foi a Cozco com o modelo Commuter XP, que conquistou apenas uma estrela de um total de cinco possíveis. No geral, a maioria das marcas conseguiu uma média final de três pontos (entre elas, a Chicco, Burigotto, Galzerano e Graco). Na classificação geral, nenhuma recebeu a pontuação máxima nos testes de impacto frontal (colisões a 64 km/h) e de impacto lateral (a 28 km/h). Ainda segundo a análise, nenhuma superou a classificação “aceitável” nos testes de impacto lateral.

Segundo a coordenadora institucional da Proteste, Maria Inês Dolci, outro fator que contribuiu para a performance foi a ausência do dispositivo ISOFIX (que prende a cadeira diretamente na carroceria do carro) em todos os modelos testados, uma vez que ele não é obrigatório no Brasil. “Neste aspecto, nossos fabricantes estão com uma defasagem enorme em relação a outros países da Europa, EUA e Ásia”, afirma. De acordo com o diretor do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia e Estatística), Alfredo Lobo, a previsão é que a nova regulamentação que obriga os fabricantes a oferecer o sistema ISOFIX nas cadeirinhas deva entrar em vigor até o final de 2014. “Os resultados dos testes serão levados em consideração na revisão da portaria que determina a obrigatoriedade do uso das cadeirinhas automotivas”, diz Lobo.

 

Teste mostra falhas na segurança de cadeirinhas – Revista iCarros.

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