Calibração Calibração RBC Qualificação Térmica 11 4433-8122
Conserto e Venda de Instrumentos Manutenção de Balanças Dimensional de Peças (RBC) Acesse o site CEIME.

“A Calibração evita erros nas medidas” :)

A área de jogo inclui a Quadra de Jogo e a Zona Livre. A Quadra de Jogo é um retângulo medindo 16 x 8 m, circundado por uma Zona Livre com no mínimo 3 m de distância das linhas da quadra e também, mínimo de 7 m de altura medidos a partir da superfície da quadra livre de qualquer obstáculo. Para as Competições Mundiais da FIVB a Zona Livre é de no mínimo 5 m e no máximo 6 m das linhas da quadra e um espaço livre de qualquer obstáculo de no mínimo 12,5 m de altura a partir da superfície da quadra de jogo.

 O terreno deve ser de areia plana, horizontal e uniforme. Livre de qualquer objeto que possa causar perigo aos jogadores como pedras, conchas, etc. Para as Competições Mundiais da FIVB a areia deve ter no mínimo 40 cm de profundidade e ser composta de grãos finos e compactos. A superfície de jogo não deve apresentar nenhum perigo de contusão aos jogadores. Para as Competições Mundiais da FIVB a areia deve ter tamanho aceitável para não causar perigo algum aos jogadores. Não deve ser fina demais para virar poeira e nem grossa para que cause ferimentos ou arranhões na pele dos jogadores.

LINHAS DA QUADRA: Duas linhas laterais e duas linhas de fundo marcam a quadra de jogo. Todas as linhas estão inseridas nas dimensões da quadra de jogo. Não existe linha central. Todas as linhas devem apresentar entre 5 a 8 cm de largura. As linhas devem ter cor contrastante com a areia. As linhas da quadra devem ser flexíveis e de material resistente e nenhum gancho deve ser utilizado para fixar as linhas.

ZONA DE SAQUE: A zona de saque é a área localizada atrás da linha de fundo e entre as linhas laterais. Ela se estende da linha de fundo até o final da zona livre.

CLIMA: O clima não deve apresentar nenhum perigo de contusão aos jogadores.

ILUMINAÇÃO: Para Competições Internacionais Oficiais onde jogos são realizados a noite, a iluminação da quadra de jogo deve ser entre 1.000 a 1.500 luxe medida a 1 m a cima da superfície de jogo. Para as Competições Mundiais da FIVB, o Supervisor Técnico, o Delegado de Arbitragem e o Diretor do Torneio devem decidir se alguma das condições acima apresenta algum perigo de contusão aos jogadores.

REDE: A rede mede 8,5 m de comprimento por 1 m de largura (+/- 3 cm) quando está tensionada, localizada verticalmente sobre o eixo central da quadra de jogo. Feita de malhas quadradas com 10 cm de lado. Na parte superior da rede há uma faixa horizontal com 7-10 cm de largura, preferencialmente da cor azul escuro ou cores brilhantes.  Em cada extremidade desta faixa há uma abertura, através da qual passa uma corda para firmá-la aos postes e mantê-la esticada. Por dentro da faixa passa um cabo flexível, que preso aos postes, permite manter a parte superior da rede tencionada. Na parte inferior da rede há outra faixa horizontal, com 5 cm de largura, similar a faixa superior, dentro da qual passa uma corda. Esta corda, fixada aos postes de sustentação, tem por objetivo manter a parte inferior esticada. Para as Competições Internacionais da FIVB uma rede de 8 m de comprimento será utilizada.

FAIXAS LATERAIS: Duas faixas coloridas são colocadas verticalmente na rede, diretamente acima de cada linha lateral. Elas medem 5-8 cm de largura e 1m de comprimento e são consideradas partes da rede.

ANTENAS: A antena é uma haste flexível com 1,8 m de extensão e 10 mm de diâmetro, feita de fibra de vidro ou material similar.  Na parte externa de cada faixa lateral da rede é afixada uma antena. As antenas estendem-se 80 cm acima do bordo superior da rede.  Elas são pintadas em faixas de 10 cm de largura, com cores contrastantes, de preferência em vermelho e branco. Elas são consideradas partes integrantes da rede, delimitando, lateralmente, o espaço de cruzamento.

ALTURA DA REDE: A rede mede 2,24 m para o naipe feminino e 2,43 m para o naipe masculino. Ela é medida a partir do centro da quadra e depois nas laterais. Nas laterais pode haver uma variação de até 2 cm. Comentário: A altura de rede pode variar para específicos grupos de faixa etária. Como segue:

 

 

 

 

FAIXA ETÁRIA               FEMININO                   MASCULINO
SUB 17                               2,24 M                          2,43 M
SUB 15                               2,12 M                          2,12 M
SUB 13                              2,00 M                           2,00 M

 

POSTES: Os postes que sustentam a rede são colocados a uma distância de 0,7 m a 1m além das linhas laterais. Eles têm 2,55m de altura e devem ser de preferência, ajustáveis. Os postes são redondos, lisos e fixados ao piso sem fios de sustentação. Não deve haver nenhuma instalação que apresente perigo ou qualquer obstáculo para os participantes.

 

BOLA: A bola deve ser esférica, coberta por uma capa de couro flexível ou sintético e composta por uma câmara interior inflável de borracha ou um material similar a qual não absorva muita umidade.  A sua cor deve ser clara e uniforme, porém pode ter também uma combinação de cores (laranja, amarelo, branco, etc.). O material de couro sintético e as combinações das cores da bola, usadas nas competições internacionais oficiais ou nacionais, devem estar de acordo com os padrões da FIVB. A sua circunferência é de 66 a 68 cm e seu peso é de 260 a 280 gramas (competições da CBV – 65 a 67 cm). A pressão interior da bola deve ser de 0, 175 a 0, 225 kg/cm2 (171 a 221 mbar ou hpa).

” A calibração garante uma boa medição.”     (;

Uma resposta a Calibração CEIME – METROLOGIA NAS OLIMPÍADAS: VOLEIBOL DE PRAIA