Calibração Calibração RBC Qualificação Térmica 11 4433-8122
Conserto e Venda de Instrumentos Manutenção de Balanças Dimensional de Peças (RBC) Acesse o site CEIME.

“A Calibração evita erros nas medidas” :)

O vôlei foi criado em 9 de fevereiro de 1895 por William George Morgan nos Estados Unidos da América[1]. O objetivo de Morgan, que trabalhava na “Associação Cristã de Moços” (ACM), era criar um esporte de equipes sem contato físico entre os adversários, de modo a minimizar os riscos de lesões. Inicialmente jogava-se com uma câmara de ar da bola de basquetebol e foi chamado Mintonette, mas rapidamente ganhou popularidade com o nome de volleyball. O criador do voleibol faleceu em 27 de dezembro de 1942 aos 72 anos de idade.Em 1947 foi fundada a Federação Internacional de Voleibol (FIVB). Dois anos mais tarde foi realizado o primeiro Campeonato Mundial de Voleibol. Na ocasião só houve o evento masculino. Em 1952, o evento foi estendido também ao voleibol feminino. No ano de 1964 o voleibol passou a fazer parte do programa dos Jogos Olímpicos, tendo-se mantido até a atualidade.

A área de jogo compreende a quadra de jogo e a zona livre. Ela deve ser retangular e simétrica medindo 18m x 9m, circundada por uma zona livre com, no mínimo, 3m de largura. O espaço livre de jogo é todo o espaço situado acima da área de jogo, livre de qualquer obstáculo, devendo medir, no mínimo, 7m de altura, a partir do solo. Nas competições mundiais da FIVB, a zona livre deve ser de, no mínimo, 5m a partir das linhas laterais e de 8m a partir das linhas de fundo. O espaço livre de qualquer obstáculo, medido da superfície da quadra, deve ser de, pelo menos, 12,5m de altura. Nos Campeonatos Mundiais Adulto e Jogos Olímpicos a zona livre deverá medir no mínimo 6m, a partir das linhas laterais e 9m a partir das linhas de fundo.

SUPERFÍCIE DO JOGO: deve ser plana, horizontal, uniforme e não deve apresentar qualquer perigo de lesão aos jogadores. É proibido jogar sobre uma superfície rugosa ou escorregadia. Para competições mundiais da FIVB, somente as superfícies de madeira ou sintéticas são permitidas.Em quadras cobertas, a superfície de jogo deve ser de cor clara. Nas competições mundiais da FIVB, exige-se que as linhas demarcatórias sejam brancas. O piso da quadra de jogo e a zona livre devem ser, obrigatoriamente, de cores diferentes. Nas quadras em recintos abertos, autoriza-se uma inclinação da superfície de jogo de cinco mm por metro para drenagem.

LINHAS DA QUADRA

Todas as linhas têm uma largura de cinco cm. Devem ser de cor clara e diferente das cores do piso da quadra e de outras linhas quaisquer.

LINHAS DE DELIMITAÇÃO: Duas linhas laterais e duas linhas de fundo delimitam a quadra. As linhas de fundos e laterais estão inseridas na dimensão da quadra de jogo.

LINHA CENTRAL: O eixo da linha central divide a quadra de jogo em duas quadras de medidas iguais, tendo, cada uma, 9m x 9m. Esta linha estende-se por sob a rede, de uma linha lateral até a outra.

ZONAS E ÁREAS

ZONA DE ATAQUE: Em cada quadra a zona de ataque é limitada pelo eixo da linha central e a linha de ataque traçada 3m atrás deste eixo (com a largura da linha incluída). Nas competições mundiais da FIVB, a linha de ataque é prolongada em ambos os lados da quadra, adicionando-se cinco pequenas linhas de 15 cm de comprimento por cinco cm de largura e 20 cm de distância entre cada uma, perfazendo um total de 1,75m de extensão. Considera-se que a zona de ataque estende-se além das linhas laterais até o final da zona livre.

 

 

ZONA DE SAQUE: A zona de saque tem 9m de largura atrás da linha de fundo (estando esta excluída). Ela é delimitada, lateralmente, por duas pequenas linhas, cada uma com 15 cm de extensão, colocadas 20 cm após a linha de fundo como uma extensão das linhas laterais. Ambas as linhas estão incluídas na largura da zona de saque. Na profundidade, a zona de saque estende-se até o final da zona livre.

ÁREA DE AQUECIMENTO: Nas competições mundiais da FIVB as áreas de aquecimento medem aproximadamente 3m x 3m e devem estar localizadas nos cantos da área de jogo, ao lado dos bancos de reservas, fora da zona livre.

ÁREA DE PENALIZAÇÃO: As áreas de penalizações medirão aproximadamente 1x1m. E ficarão atrás de cada banco de reservas. Elas devem ser limitadas por uma linha vermelha medindo cinco cm de largura e, estar equipadas com duas cadeiras.

TEMPERATURA: A temperatura mínima não pode ser inferior a 10º C (50º F). Nas competições mundiais da FIVB, a temperatura máxima não pode ser superior a 25º C (77º F) e a mínima não pode ser inferior a 16º C (61º F).

ILUMINAÇÃO: Nas competições mundiais da FIVB, jogadas em quadra fechada, a iluminação na área de jogo deve ter de 1.000 luxes a 1.500 luxes, medida a 1m acima da superfície da área de jogo.

ALTURA DA REDE: Uma rede é instalada verticalmente sobre o eixo da linha central. A altura da rede deve ser de 2,43m para as equipes masculinas e de 2,24m para as equipes femininas. Esta altura é medida no centro da quadra de jogo. As duas extremidades da rede (acima das linhas laterais) devem estar na mesma altura e não podem exceder a altura regulamentar em mais de dois cm.

ESTRUTURA: A rede mede 1m de largura por 9,50m de comprimento e é feita em malhas na cor preta formando quadrados de 10 cm de lado. Na parte superior há uma faixa horizontal branca, de cinco cm de largura, feita de uma tela dobrada ao meio e que é costurada ao longo do comprimento da rede. Em cada extremidade da parte superior da rede há uma abertura através da qual passa uma corda que a prende aos postes para mantê-la esticada. Dentro desta faixa passa um cabo flexível que prende a rede aos postes e mantém sua parte superior esticada. Na parte inferior da rede (sem faixa horizontal) uma corda passa através das malhas a fim de amarrá-la aos postes e manter a parte inferior esticada.

FAIXAS LATERAIS: Duas faixas brancas são colocadas verticalmente na rede, diretamente acima de cada linha lateral. Elas medem cinco cm de largura e 1m de comprimento e são consideradas parte integrante da rede.

ANTENAS: É uma vara flexível medindo 1,80m de comprimento e 10 mm de diâmetro. Ela é feita de fibra de vidro. Duas antenas são fixadas na parte externa das faixas laterais, em cada lado da rede. A parte superior das antenas estende-se 80 cm acima do bordo superior da rede. As antenas são pintadas em faixas medindo 10 cm de largura, em cores contrastantes, preferivelmente vermelha e branca.

POSTES: Os postes que sustentam a rede devem estar a uma distância de 0,50m a 1 m de cada linha lateral. Eles devem ter uma altura de 2,55m e devem ser preferencialmente ajustáveis. Os postes devem ser redondos, lisos e fixados ao solo. É proibida a fixação dos postes por meio de cabos. Toda instalação que apresente perigo ou obstáculo deve ser eliminada.

 

BOLAS: A bola deve ser esférica, sendo sua capa feita de couro flexível ou couro sintético e a câmara interior feita de borracha ou material similar. A circunferência deve ser de 65 cm a 67 cm e o peso de 260g a 280g. A pressão interna deve ser de 0,30 kgf/cm² a 0,325 kgf/cm² ou 0,423 lbs a 0,456 lbs.Todas as bolas usadas em uma partida devem ter as mesmas características no que diz respeito à circunferência, peso, pressão, tipo etc. As competições mundiais da FIVB devem ser jogadas com bolas aprovadas pela FIVB.      

 

” A calibração garante uma boa medição.”     (;

Os comentários estão encerrados.